São Paulo receberá neste final de semana, durante a 9ª edição da Expo Head Grow, duas sessões de filmes documentários brasileiros premiados na última edição argentina do Festival Internacional de Cinema Canábico (FICC), realizada em Buenos Aires, em fevereiro deste ano.
O FICC participa pela primeira vez do já tradicional evento do setor de headshops e growshops, trazendo o cinema nacional para um dos maiores rolês canábicos do país, que reúne as principais marcas do segmento, shows de primeira linha e palestras com grandes nomes da cena.
A Expo Head Grow acontece nos dias 23 e 24 de agosto, na Neo Química Arena (Ingressos disponíveis aqui).
No sábado (23), às 19h30, o FICC exibirá o documentário Queimando Fronteiras (2025), do diretor Leonardo Ferron Baggio e produzido pela produtora Abra a Gaveta. O filme conquistou o prêmio de Melhor filme pelo voto popular na 5ª edição do FICC Buenos Aires, e propõe um mergulho potente na regulamentação do cultivo pessoal na Argentina e seus impactos, cruzando 30.000 km para dar voz a ativistas, especialistas e cidadãos que estão ajudando a reescrever a história da América Latina. Confira o trailer abaixo ⬇️
No domingo (24), também às 19h30, será exibido o documentário O Outro Mundo de Sofia (2023), de Raphael Erichsen, vencedor do prêmio de Melhor filme documentário de longa-metragem, que apresenta a emocionante trajetória de Sofia, uma menina de 13 anos com síndrome rara, e de sua mãe, Margarete Brito, que fez história ao conquistar na Justiça o direito de cultivar maconha para fins medicinais legalmente no Brasil. Confira o trailer abaixo ⬇️
As sessões serão realizadas na tenda de palestras da parte externa do estádio, reforçando o papel da Expo Head Grow como espaço de difusão cultural, científica e política sobre a cannabis.
Criado na Argentina e com algumas edições já realizadas também nos vizinhos Uruguai e Chile, o Festival Internacional de Cinema Canábico realiza sua segunda mini mostra no Brasil, após participar da Expo Cannabis Brasil em 2024, e este ano realizará sua primeira edição brasileira, no Rio de Janeiro, de 20 a 24 de outubro (saiba mais aqui).

