60 dias para a regulamentação da produção da Cannabis no Brasil

A contagem é regressiva: até dia 30 de setembro vai acontecer a tão esperada, e necessária, regulamentação do cultivo nacional da Cannabis medicinal
60 dias para regulamentar

Em meio ao tarifaço pouco normal do Trump, em relação à Cannabis medicinal os prazos são curtos e os órgãos competentes se movimentam. Para quem não sabe o que vai acontecer nos próximos 60 dias no Brasil vou resumir: o país tem até o dia 30 de setembro para regulamentar o cultivo da Cannabis exclusivo para fins medicinais. (Não vou entrar no campo de que todo o uso pode ser considerado medicinal, pois isso é para minha próxima coluna, vamos focar nos próximos 60 dias como disse).

Neste caminho agora temos o dia 15 de agosto como próximo ponto, onde, segundo o próprio documento, irá acontecer uma “Discussão ampliada da versão técnica da minuta de Portaria sobre regulação e fiscalização da produção e acesso a derivados de Cannabis para fins exclusivamente medicinais. Realizar consulta diretiva com os experts e sessões públicas de diálogo MS, em diálogo com sociedade civil e especialistas”. 

60 dias regulamentação pesquisas formulário

Mapear estes estudos pode ser imprescindível para incentivos futuros e também que seja criada e se fortaleça uma rede de pesquisadores nacionais. Afinal, a gente sabe que o Brasil pesquisa muito sobre Cannabis. Mas não se sabe oficialmente, não se tem noção do todo e nem quais são as principais linhas de pesquisas que acontecem. 

Após o dia 15 de agosto, no dia 29 vai acontecer a etapa que o plano de ação chama de “Consolidação de contribuições e redação de versão final da minuta de Portaria sobre regulação e fiscalização da produção e acesso a derivados de Cannabis para fins exclusivamente medicinais”. Será elaborada uma nota técnica de proposição da versão final da Portaria. 

Depois, em 16 de setembro, caberá à AGU elaborar um parecer jurídico que analisa a versão final da Portaria. Já em 29, na véspera, será a etapa de aprovar a nova “Resolução de Diretoria Colegiada para excetuar do controle estabelecido na Port. SVS/MS nº 344/1998 a espécie vegetal Cannabis sativa L. que produza teor de tetraidrocanabinol (THC) total menor ou igual a 0,3% expresso em peso por peso (p/p) nas inflorescências secas”.

Por fim, em 30 de setembro, daqui a 60 dias, pelo Ministério de Saúde será feita a decisão final para publicação da minuta de Portaria sobre regulação e fiscalização da produção e acesso a derivados de Cannabis para fins exclusivamente medicinais.

São 60 dias até lá. Eu controlo minha ansiedade com Cannabis, e vocês?

denise tamer

maconhometro

Compartilhe
Rolar para cima