Festival Internacional de Cinema Canábico (FICC) abre convocatória de filmes

Festival selecionará obras para suas próximas edições, no Rio e Buenos Aires
FICC

Cineastas, produtores e criadores audiovisuais de todo o mundo estão convidados a submeter suas obras que abordem a temática da cannabis em suas diversas perspectivas – cultural, social, científica, histórica, política ou artística. O período de inscrições vai de 15 de julho a 15 de agosto de 2025.

Um festival em expansão e com propósito

O FICC, com mais de 10 edições anteriores já realizadas na Argentina, Uruguai e Chile, chega ao Brasil com o objetivo de aprofundar o debate sobre a cannabis e desmistificar o universo da planta através da linguagem cinematográfica e de outras expressões culturais. 

A edição do Rio de Janeiro, que será realizada no Centro Cultural da UERJ (COART), de 20 a 24 de outubro, está sendo produzida pelo Cannabis Monitor Brasil e reforça o compromisso do festival em promover um intercâmbio cultural rico e plural, conectando diferentes realidades e visões sobre o tema, com proposta educativa e informativa, de forma gratuita e acessível.

Festival Cinecannábico FICC
Sessão de filmes do FICC em Buenos Aires, em 2022. | Foto: FICC Argentina

Categorias e critérios de seleção

Serão aceitos filmes de diversos gêneros e formatos, incluindo:

  • Longas-metragens: Ficção e Documentário
  • Curtas-metragens: Ficção, Documentário, Videoclipe e Animação

As obras selecionadas para ambas as edições (Rio de Janeiro e Buenos Aires) farão parte da mostra competitiva principal, que contará com premiações em categorias como Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Curta-Metragem e Melhor Filme pelo Voto Popular.

Como participar

A janela de inscrições estará aberta entre 15 de julho e 15 de agosto de 2025.

Filmes brasileiros se destacaram nas últimas edições do FICC em Buenos Aires

“O Outro Mundo de Sofia” retrata a história de coragem de Margarete Brito e Marcos Langenbach, que desafiaram leis e preconceitos para garantir o tratamento à base de Cannabis para sua filha Sofia, que vive com uma síndrome rara. Fundadores da associação de pacientes de cannabis Apepi, a luta da família tornou-se referência e esperança para milhares de brasileiros.

ficc bsas 2025
Raphael Erichsen, diretor de ‘O Outro Mundo de Sofia’, recebe o prêmio de Melhor Filme Documentário da 5ª edição do FICC em Buenos Aires, em fevereiro de 2025. | Foto: Aylen Araujo

O filme de Leonardo Baggio, por sua vez, ultrapassa as fronteiras do Brasil para dar palco a vozes fundamentais de ativistas, especialistas e cidadãos na construção de um novo olhar sobre a política de drogas na Argentina. O filme percorre mais de 30.000 km com a proposta de analisar os impactos das mudanças em relação às leis de cannabis no país e discutir o potencial transformador do fim da guerra às drogas para a América Latina.

Festival Cinecannábico FICC
Leonardo Baggio, diretor de ‘Queimando Fronteiras’, recebe o prêmio de melhor filme pelo voto do público na 5ª edição do FICC Argentina. | Foto: Aylen Araujo

Sobre o FICC

O Festival Internacional de Cinema Canábico (FICC) é um evento cultural que busca promover a reflexão, o debate e a desconstrução de visões estereotipadas e preconceituosas sobre a cannabis. Através de mostras de cinema, mesas de discussão, exposição artística, espaço literário, oficinas e experiências interativas, o FICC cria um ambiente seguro e qualificado para o diálogo entre artistas, pensadores, acadêmicos, jornalistas, produtores, especialistas e ativistas, contribuindo para uma compreensão mais ampla e informada sobre o tema.

Compartilhe
Rolar para cima